Transplante Capilar


Cabelos fortes e volumosos sempre foram símbolos de juventude e saúde. Em campanhas publicitárias, a imagem de indivíduos calvos induz à correlação com meia-idade ou velhice. Portanto, é bastante compreensível que o homem moderno continue buscando o seu “elixir mágico” para crescimento capilar, no intuito de se sentir aceito e bem-sucedido.

O tratamento da calvície pode ser clínico e/ou cirúrgico, dependendo da fase em que se encontra o processo de queda capilar, ou mesmo de acordo com suas causas. Basicamente, os medicamentos têm o objetivo de preservar e fortalecer os fios que ainda não caíram. Já a cirurgia deve ser pensada para repor o cabelo que caiu.

Na maioria das vezes a calvície é de causa androgenética, ou seja, relativa à atuação dos hormônios masculinos em receptores celulares localizados nos bulbos capilares.

Uma enzima nestes receptores altera a conformação dos androgênios, induzindo a queda dos cabelos. Como estes receptores geralmente não estão presentes nas áreas laterais e posterior do couro cabeludo, estas regiões são preservadas na maioria dos casos de calvície.

Transplante Capilar

A cirurgia de calvície utiliza a moderna técnica de transplante de unidades foliculares, que consiste de retirada de parte do couro cabeludo da região da nuca, separação dos enxertos com o auxilio de lente de aumento ou microscópio e transplante destes para a área a ser tratada. Nossa equipe é altamente especializada, buscando o maior número possível de enxertos de cabelo em uma única sessão. Esta técnica é conhecida por “mega” ou “giga” sessão, mas o seu emprego depende de diversos fatores individuais.

Na técnica FUT uma faixa de couro cabeludo é removida e os enxertos são preparados para serem transplantados na área de calvície, seguindo cuidados de orientações do crescimento dos fios remanescentes ou de acordo com o planejamento em uma área de ausência completa de cabelos. Na técnica FUE os fios são retirados da região doadora por meio de dispositivos bastante delicados e especiais, deixando pequenos orifícios que cicatrizam em alguns dias. Também muito comum e bastante difundida é a técnica híbrida (FUT + FUE) que pode ser utilizada em alguns casos, aumentando o número de enxertos de uma mesma sessão, desde que a densidade desta área doadora assim permita.

Implante Capilar
Implante Capilar

A técnica folicular tem como principais vantagens:

  • Recuperação pós operatória mais rápida e indolor;
  • Implante de fios de cabelo bem perto um dos outros e uma distribuição mais natural, seguindo a inclinação do seu antigo cabelo, com uma linha anterior natural e compatível com seu grau de calvície.

Como é a cirurgia:

  • Internação com alta no mesmo dia do procedimento;
  • Anestesia local, com sedação;
  • A região de onde são retirados os fios recebe pontos que são retirados após 15 dias;
  • Retorno ao trabalho pode ser no dia seguinte, sem esforço físico;

Os resultados são muito naturais e praticamente imperceptíveis, ao contrário do que se pensava há algum tempo, quando as técnicas utilizadas ainda não tinham evoluído tanto.

Scroll Up